fbpx

Como ser um Trader Pró

Trader pró, trader, mercado financeiro, rico, day trader, dinheiro, probabilidade, profissão, empreendedor, profissional, empresário, empresa, pró-labore, fluxo de caixa, salário, gain. loss

O mercado financeiro exerce nas pessoas um efeito parecido com o que aconteceu nas corridas do ouro. Muitos se atiram nele de cabeça iludidos com a possibilidade de ficar ricos do dia para noite, mas poucos são os que saem de lá com mais do que entraram. A realidade é que mais de 90% das pessoas que operam como day traders perdem dinheiro.

Muitos são os fatores para isso, o mais básico é o despreparo, que geralmente vem acompanhado da crença de que basta sorte para ganhar dinheiro como trader. Essa combinação obviamente tem tudo para dar errado.

Mas e aqueles que realmente se preparam para entrar no mercado, que se informam, estudam, fazem gestão de riscos, aprendem a analisar gráficos, focam em um determinado ativo, por que eles perdem dinheiro?

É claro que o segundo grupo tem uma probabilidade muito maior de ser bem sucedido do que o primeiro, então por que tão poucos prosperam nessa profissão?

A palavra chave é profissão. É indispensável encarar o day trade como um trabalho, que assim como qualquer outro deve ser remunerado. Aí está a grande diferença entre o trader amador e o trader pró. O trader pró não é somente aquele que vive disso, é aquele que entende que o day trader é um empreendedor, que é um empresário. E como tal, precisa ter um fluxo de caixa que cubra as despesas da sua empresa. E quais são as despesas de um day trader?

Em primeiro lugar, o day trader precisa garantir o seu pró-labore. Como assim? Simples, o day trader é um empresário, logo ele tem direito ao pró-labore, que é a remuneração que um sócio de uma empresa recebe por seu trabalho. Após retirar o seu salário, ele deve considerar quanto terá para operar e os custos de suas operações, além de gastos como internet, luz e estudos (livros, assinatura de sites especializados, cursos). Com tudo isso em mente, o day trader deve separar um fluxo de caixa para manter sua empresa por pelo menos 6 meses. Haverá meses em que ele tomará loss, é normal, e meses que terá gain. Em qualquer uma dessas situações, ele conseguirá se manter, pois seu pró-labore já está garantido. Nos meses que ele tiver loss irá voltar aos estudos, vai se esforçar para se sair melhor no próximo mês. Nos meses em que tiver gain irá obrigatoriamente reinvestir uma parte do lucro na empresa e o restante ficará para ele. É assim que se administra uma empresa e é assim que um day trader pró trabalha.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no telegram
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Fora de Série

Fora de Série – Outliers

272 SEMANAS NA LISTA DE MAIS VENDIDOS DO THE NEW YORK TIMES

O que torna algumas pessoas capazes de atingir um sucesso tão extraordinário e peculiar a ponto de serem chamadas de “fora de série”?

Leia mais »
Casais inteligentes enriquecem juntos

Casais inteligentes enriquecem Juntos

Com mais de 1 milhão de livros vendidos, este best-seller inspirou o filme Até que a sorte nos separe e transformou a vida de inúmeras pessoas. Agora vai ensinar você a administrar o dinheiro para dar uma incrementada no seu relacionamento

Leia mais »