Follow-on

O que é e como funciona.

O follow-on é uma estratégia financeira utilizada pelas empresas já listadas na bolsa de valores que consiste em emitir novas ações para levantar capital adicional. Esses recursos “extra” podem ser utilizados para para financiar atividades de negócios, como expansão, desenvolvimento de produtos ou serviços, fusões e aquisições, entre outros.

Vantagens do Follow-on

Uma das principais vantagens do follow-on é a possibilidade de obter capital sem recorrer a empréstimos bancários ou outras formas de financiamento. Por isso, ele é muito utilizado por companhias que precisam de dinheiro novo para crescer, mas que não querem assumir dívidas ou pagar juros.

Outra vantagem é que o follow-on pode contribuir para o aumento da liquidez das ações da empresa no mercado financeiro, o que pode atrair mais investidores e melhorar o preço dos papéis.

Tipos de ofertas de follow-on

As ofertas de follow-on podem ser feitas de forma pública ou privada.

Oferta pública: qualquer pessoa pode comprar as novas ações na bolsa de valores.

Oferta privada: os papéis são vendidos a um grupo seleto de investidores institucionais, como bancos de investimento, fundos de pensão e fundos de hedge.

Impacto nos acionistas

Uma oferta de follow-on pode ser dilutiva para os acionistas existentes, pois a empresa está emitindo mais ações e consequentemente diminuindo a participação de cada investidor. Isso significa que o percentual de propriedade será reduzido à medida que mais ativos forem emitidos.

No entanto, os investidores que compram papéis na oferta de follow-on podem se beneficiar se o custo do ativo aumentar no futuro. Isso pode ocorrer se a empresa usar o capital arrecadado para expandir seus negócios, aumentar seus lucros e, assim, aumentar seu valor de mercado.

Regulamentação

Para realizar ofertas de follow-on, as companhias devem seguir as leis e regulamentos do mercado financeiro e das bolsas de valores. No Brasil, elas são reguladas pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM), que exige que as empresas apresentem um prospecto completo e detalhado, além de divulgarem frequentemente informações relevantes aos investidores visando a transparência neste meio.
O follow-on é uma opção viável para empresas que buscam levantar capital sem recorrer a empréstimos bancários ou outras formas de financiamento. Porém, é importante que as companhias sigam as leis e regulamentos do mercado financeiro e das bolsas de valores para garantir que as ofertas sejam justas e transparentes. Além disso, é preciso considerar o impacto que a oferta pode ter nos acionistas existentes. Se utilizada de forma estratégica, a oferta de follow-on pode ser uma ótima opção para empresas em busca de recursos para financiar seu crescimento.

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