Se você está interessado em investir em imóveis, mas não tem dinheiro o suficiente ou não quer lidar com as responsabilidades de ser proprietário, os fundos imobiliários podem ser uma boa opção para você.

Os fundos de investimento imobiliários, também conhecidos pela sigla FIIs, são um tipo de investimento que reúne o dinheiro de diversos investidores para adquirir e gerenciar uma carteira de imóveis. Essa carteira pode ser composta por diferentes propriedades, como escritórios, shoppings, galpões logísticos, hospitais e até mesmo prédios residenciais.

Por que investir em fundos imobiliários?

A grande vantagem dos fundos imobiliários é que eles permitem que investidores com recursos limitados tenham acesso ao mercado imobiliário e aproveitem de seus benefícios. Com esse tipo de investimento é possível receber rendimentos periódicos e participar da valorização dos imóveis ao longo do tempo.

Como investir em fundos imobiliários?

Para investir em um fundo imobiliário, você precisa comprar cotas, que são partes do fundo, semelhantes às ações de uma empresa. Ao adquiri-las, você se torna um dos proprietários do fundo. Essas cotas são negociadas na bolsa de valores, o que facilita a sua compra e venda.

Gestão profissional

Os fundos imobiliários são administrados por gestores profissionais, que são responsáveis por encontrar as melhores oportunidades de investimento, adquirir e gerenciar os imóveis. Eles cuidam de todas as questões relacionadas à locação, manutenção, negociação de contratos e pagamento de despesas. Dessa forma, você não precisa se preocupar com as tarefas cotidianas de um proprietário, pois o gestor do fundo cuida disso para você.

Rendimentos dos fundos imobiliários

Uma das características mais interessantes dos fundos imobiliários é a distribuição de rendimentos. Como o fundo é composto por imóveis alugados, parte do valor do aluguel recebido é distribuído aos cotistas de forma proporcional à quantidade de cotas que cada um possui. Dessa forma, quanto mais cotas você tem, mais ganhos você recebe.


Os rendimentos são geralmente pagos mensalmente ou trimestralmente e podem ser uma ótima fonte de renda passiva.

Valorização de imóveis ao longo do tempo

Os fundos imobiliários podem apresentar valorização das cotas ao longo do tempo. Se os imóveis que compõem o fundo se valorizarem, o valor das cotas também pode aumentar. Isso possibilita que os investidores lucrem com a venda de suas cotas por um preço maior do que foi pago inicialmente.

Você sabe algo sobre o que é Trade ou quais são os tipos de Trade? Para ir além, continue a leitura e confira agora mesmo nosso conteúdo sobre o assunto.

Clique aqui e conheça mais formas de ganhar dinheiro no mercado financeiro!