O que são fundos imobiliários: saiba para que servem e como investir! 

Você já pensou em investir em imóveis sem precisar comprar um? E se você pudesse receber uma renda mensal de aluguéis, sem se preocupar com a administração?
Essa é a proposta dos fundos imobiliários, uma forma de investimento coletivo que permite que você se torne sócio de empreendimentos imobiliários de diversos tipos. Os fundos de investimento imobiliários são um tipo de investimento que reúne o dinheiro de diversos investidores para adquirir e gerenciar uma carteira de imóveis.
Neste texto, você vai aprender o que são fundos imobiliários, quais são as suas vantagens e desvantagens, como escolher os melhores fundos para investir. Então, se você quer saber mais sobre essa modalidade de investimento que vem ganhando cada vez mais espaço no mercado financeiro, continue lendo!

O que são fundos imobiliários?

o que são fundos imobiliários

Os fundos imobiliários são uma forma de investimento coletivo que permite que você participe de empreendimentos imobiliários de diversos tipos, como:

  • Shoppings;
  • Escritórios;
  • Galpões;
  • Hospitais;

Títulos de renda fixa ligados ao setor imobiliário.

Ao investir em um fundo imobiliário, você compra cotas que representam uma fração do patrimônio do fundo e recebe rendimentos proporcionais à sua participação. 

Os fundos imobiliários são negociados na Bolsa de Valores e podem se valorizar ou desvalorizar de acordo com as condições do mercado e da gestão do fundo. 

Eles podem oferecer vantagens como diversificação, liquidez, isenção de imposto de renda sobre os rendimentos e acesso a imóveis de alto padrão.

No entanto, também apresentam riscos como vacância, inadimplência, desvalorização das cotas e variação da taxa de juros. 

Para investir em fundos imobiliários, você precisa abrir uma conta em uma corretora de valores, escolher os fundos que mais se adequam ao seu perfil.

 

Quais são os tipos de fundos imobiliários?

vantagens de investir em fundos imobiliáriosExistem alguns tipos de fundos imobiliários que os investidores podem optar de acordo com o seu perfil de investidor. 

Vamos conhecer os principais tipos de fundos imobiliários e as suas características? Veja a seguir! 

Fundo de Tijolo

Os fundos de tijolo são aqueles que investem em imóveis físicos, como shoppings, escritórios, galpões, hospitais e hotéis. 

O objetivo desses fundos é gerar renda com a exploração dos imóveis, seja por meio de aluguéis, arrendamentos ou venda. 

Eles podem ser mono ou multi-imóveis, ou seja, podem ter um único imóvel ou vários imóveis no seu portfólio. 

No entanto, os fundos de tijolo estão sujeitos aos riscos do mercado imobiliário, como vacância, inadimplência e desvalorização.

Fundo de Papel

Os fundos imobiliários de papel são aqueles que investem em títulos e papéis do mercado imobiliário, como certificados de recebíveis (CRI), letras de crédito imobiliário (LCI) e letras hipotecárias (LH). 

Esses títulos representam direitos sobre imóveis ou operações imobiliárias, como financiamentos, aluguéis ou incorporações. 

O objetivo dos fundos de papel é gerar renda com os juros e os prêmios desses títulos, que são pagos pelos emissores. 

Em geral, os fundos de papel podem ter uma rentabilidade maior e um risco menor do que os fundos de tijolo, que investem em imóveis físicos.

Fundo de Desenvolvimento

Um fundo imobiliário de desenvolvimento é um tipo de fundo que investe em projetos imobiliários em fase de construção ou de lançamento, 

Seu objetivo é de gerar lucro com a valorização e a venda dos imóveis após a conclusão dos projetos. 

Esse tipo de fundo pode oferecer um alto potencial de retorno, mas também envolve um alto risco, pois depende do sucesso dos projetos, que podem sofrer atrasos ou cancelamento.

Além disso, os fundos de desenvolvimento não costumam distribuir rendimentos mensais aos cotistas, pois reinvestem os recursos na construção dos imóveis. Eles são divididos em:

  • Fundos de desenvolvimento para renda: são aqueles que constroem imóveis com o objetivo de explorar a renda do mesmo, seja por meio de aluguéis ou arrendamentos. 
  • Fundos de desenvolvimento para venda: são aqueles que constroem imóveis com o objetivo de vender os mesmos no mercado, aproveitando a valorização dos imóveis.

Esses fundos podem ter uma estratégia mais ativa e dinâmica, realizando operações de curto ou médio prazo, ou uma estratégia mais passiva e conservadora, realizando operações de longo prazo.

Fundo de Compra e Venda

Um fundo de compra e venda é um tipo de fundo imobiliário que investe em imóveis físicos ou em títulos de renda fixa ligados ao setor imobiliário.

O objetivo principal desse fundo é de gerar lucro com a compra e a venda desses ativos, aproveitando as oportunidades do mercado.

Os fundos de compra e venda estão sujeitos aos riscos de mercado, de liquidez e de gestão dos ativos que compõem o seu portfólio.

Além disso, os fundos de compra e venda devem distribuir pelo menos 95% do seu resultado líquido aos cotistas, que são isentos de imposto de renda sobre os rendimentos.

Fundo de Fundos (FOF)

O fundo de investimentos de fundos (FOF) é um tipo de fundo que investe em cotas de outros fundos.

Ao investir em um FOF, o investidor obtém exposição a diversos fundos e classes de ativos, reduzindo o risco e aumentando as chances de obter retornos mais consistentes.

Os FOFs podem ser classificados em diferentes categorias, de acordo com o tipo de fundo que compõe o seu patrimônio.

 Por exemplo, existem FOFs de renda fixa, de renda variável, de multimercado, de fundos imobiliários, de fundos internacionais, etc.

Os FOFs podem ter uma gestão ativa, selecionando os fundos alvo de acordo com critérios de rentabilidade, risco, liquidez, etc., ou uma gestão passiva, seguindo um índice de referência, como o IFIX

No entanto, Os FOFs estão sujeitos aos riscos dos fundos investidos, além de pagarem taxas de administração e de performance sobre o seu patrimônio.

Fundos Híbridos

Por último, os fundos imobiliários híbridos são aqueles que investem em uma combinação de diferentes tipos de ativos, como imóveis físicos, títulos de renda fixa e cotas de outros.

O objetivo desses fundos é gerar renda e lucro com a diversificação e a flexibilização da sua carteira, podendo se adaptar às mudanças do mercado e às oportunidades de investimento.

Os fundos híbridos podem ter uma gestão mais ativa ou mais passiva, dependendo da estratégia adotada pelo gestor.

É importante ressaltar que os fundos híbridos estão sujeitos aos riscos dos ativos que compõem a carteira, além de terem uma maior complexidade na sua análise e acompanhamento.

Vantagens de investir em fundos imobiliários 

como investir em fundos imobiliários
Mas afinal, quais são as vantagens de investir em fundos imobiliários? Existem inúmeras vantagens para investir nesses ativos. Abordaremos as principais a seguir!

1. Baixo custo para aquisição

Investir em fundos imobiliários é uma forma de participar do mercado imobiliário sem precisar comprar um imóvel inteiro, que pode ter um valor muito alto. 

Com os fundos imobiliários, você pode comprar cotas que representam uma fração do patrimônio do fundo, que podem custar de alguns reais até algumas centenas de reais.

Assim, você pode diversificar o seu portfólio e ter acesso a imóveis de alto padrão com um baixo investimento inicial.

2. Facilidade na Compra e Venda

Os fundos imobiliários são negociados na Bolsa de Valores (B3), o que significa que você pode comprar e vender as suas cotas facilmente, pelo home broker ou pela corretora. 

Você não precisa se preocupar com a burocracia, a documentação e os custos envolvidos na compra e venda de um imóvel físico, como cartório, impostos, taxas e outros. 

Além disso, você pode aproveitar as oscilações do mercado e realizar lucros com a valorização das suas cotas.

3. Isenção de Imposto de Renda 

Uma das maiores vantagens de investir em fundos imobiliários é a isenção de imposto de renda sobre os rendimentos distribuídos pelos fundos. 

No entanto, desde que sejam cumpridos alguns requisitos, como ser pessoa física, ter menos de 10% das cotas do fundo, e o fundo ter pelo menos 50 cotistas e ser negociado exclusivamente na Bolsa de Valores.

Ou seja, significa que você pode receber uma renda mensal ou trimestral dos aluguéis, arrendamentos ou venda dos imóveis do fundo, sem precisar pagar imposto sobre ela. 

No entanto, vale lembrar que há incidência de imposto de renda de 20% sobre o lucro obtido na venda das cotas do fundo.

4. Rendimento mensal ou trimestral

Os fundos imobiliários são obrigados por lei a distribuir pelo menos 95% do seu resultado líquido aos cotistas, a cada seis meses. 

No entanto, a maioria dos fundos distribui rendimentos mensalmente ou trimestralmente, o que significa que você pode receber uma renda periódica proveniente dos imóveis do fundo.

Eles podem variar de acordo com as condições do mercado e da gestão do fundo, mas costumam ser superiores aos da poupança e de outros investimentos de renda fixa.

5. Valorização de imóveis

Por fim, investir em fundos imobiliários também pode gerar lucro com a valorização dos imóveis que compõem o patrimônio do fundo.

Os imóveis podem se valorizar por diversos fatores, como localização, demanda, qualidade, infraestrutura e muito mais.

Além disso, os fundos imobiliários podem realizar melhorias, reformas ou expansões nos imóveis, aumentando o seu potencial de renda e de valorização.

Quer aprender a investir de maneira segura e adequada ao seu perfil? Então, venha ser parte da Tribo Tradestars. São mais de 50 cursos e treinamentos para você alcançar a sua tranquilidade e liberdade financeira!

Conclusão 

Os fundos imobiliários são uma forma de investir no mercado imobiliário sem precisar comprar ou administrar imóveis físicos. 

Eles são formados por grupos de investidores que aplicam seus recursos em ativos imobiliários, como prédios comerciais, shoppings, hospitais, entre outros. 

Os fundos imobiliários podem gerar renda com aluguéis, arrendamentos ou vendas dos imóveis, e também com a valorização das cotas na bolsa de valores. 

Além disso, eles têm a vantagem de serem isentos de imposto de renda sobre os rendimentos distribuídos aos cotistas.

Investir em fundos imobiliários pode ser uma ótima alternativa para quem busca renda passiva, diversificação e exposição ao mercado imobiliário.

E aí, gostou deste conteúdo? Para mais como este, acesse o blog da Tradestars!

 

Clique aqui e conheça mais formas de ganhar dinheiro no mercado financeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Newsletter

Quer ficar por dentro de mais insights?
Assine nossa Newsletter

Artigos mais lidos

Clique para ver como investir com pouco dinheiro e quais investimentos são seguros para iniciantes!

Newsletter

Quer ficar por dentro de mais insights?
Assine nossa Newsletter