O ETF (Exchange Traded Fund), também conhecido como fundo de índice, é um tipo de investimento negociado na bolsa de valores que reúne ações de diversas empresas. As empresas reunidas nesses fundos podem estar relacionadas a um índice de mercado, como o Ibovespa – que reúne as principais empresas listadas na B3 -, ou a um determinado setor. Essa modalidade é considerada uma maneira prática de aplicar em uma carteira diversificada.
Como investir em fundos de índice?
Imagine que um ETF é como uma “caixa” que contém uma variedade de investimentos diferentes. Em vez de comprar cada ativo individualmente, você pode comprar uma única parte dessa “caixa” (chamada de cota), que representa uma fração de todos os ativos presentes dentro dela.
O investidor que compra cotas de um ETF passa a deter uma parcela de todas as ações que compõem o índice relacionado a ele, ou seja, não precisa adquirir as ações de cada empresa individualmente. Além disso, ao aderir a essa modalidade o investidor economiza em taxas de corretagem
Como negociar ETFs?
Os fundos de índice são negociados em bolsas de valores durante o pregão. Dessa forma, é possível comprar e vender as “frações”, ou cotas, de um ETF durante esse período.
Os ETFs são projetados para acompanhar o desempenho de um índice específico, como o Ibovespa, no Brasil, ou o S&P 500, nos Estados Unidos. Isso significa que se o índice em questão subir, o valor do ETF também tende a subir e, se o índice cair, o valor do ETF tende a cair.
Quais os benefícios de investir em fundos de índice?
Uma das principais vantagens dos fundos de índice é a diversificação de carteira que eles proporcionam. Como representam uma “cesta de ativos”, investir em um ETF permite que você tenha exposição a vários investimentos de uma só vez, o que reduz o risco de colocar todo o seu dinheiro em uma única empresa ou setor.
Além disso, você sabia que os EFTs são excelentes opções para quem quer começar a investir? Saiba mais em nosso artigo: Quais os melhores investimentos para iniciantes?
Outra característica importante desse tipo de investimento é a liquidez. Como são negociados em bolsas de valores, os ETFs têm um mercado ativo, você pode comprar e vender as suas “partes” durante o horário de negociação, o que proporciona aos investidores flexibilidade e agilidade para ajustar as suas posições de acordo com as condições de mercado.
Além disso, os ETFs costumam ser mais baratos em relação a outras modalidades de investimentos, como os fundos mútuos, o que os torna mais acessíveis. Caso esteja querendo começar a investir em fundos de índice, converse com assessores especializados e certificados, como os da corretora NeoValor.
Você sabe quais são os tipos de Trade? Vale a pena continuar a leitura e conferir nosso conteúdo sobre o assunto.