Apesar de serem facilmente confundidos, o trade e o investimento são duas abordagens diferentes para lidar com os mercados financeiros. Aqui estão as principais diferenças entre eles:
Objetivo
Trade: geralmente os traders (nome dado aos que praticam a atividade de trade) tem como objetivo obter lucro a curto prazo. Para atingir essa meta eles aproveitam das mudanças diárias no preço dos ativos em bolsas de valores para comprá-los por um preço menor e vendê-los por um preço maior em um curto período de tempo.
Investimento: os investidores normalmente buscam obter lucro no longo prazo com a valorização dos ativos. Eles investem com objetivo de construir riqueza ao longo do tempo.
Prazo
Trade: é uma atividade de curto prazo, que pode durar alguns minutos ou meses. Além disso, os traders podem realizar várias transações em um único dia, buscando lucrar com as flutuações diárias dos preços dos ativos.
Investimento: é uma estratégia de longo prazo, que pode durar alguns anos ou décadas. Os investidores geralmente compram ativos com a intenção de mantê-los por um período mais longo, esperando que seu valor aumente ao longo do tempo.
Abordagem
Trade: envolve uma análise técnica detalhada, gráficos, indicadores e outras ferramentas para identificar padrões e tendências de curto prazo nos mercados (oportunidades de ganho), como fazem os especialistas da TradeStars. Os traders também podem usar estratégias como o day trading, swing trading ou scalping para obter lucro.
Investimento: envolve uma análise fundamentalista mais ampla, considerando fatores econômicos, financeiros e empresariais para avaliar o valor intrínseco de um ativo. Os investidores podem focar em ações de empresas sólidas, fundos mútuos, imóveis ou outros ativos com potencial de crescimento a longo prazo.
Risco
Trade: geralmente está ligado a um nível mais alto de risco, pois as transações são realizadas em um curto período de tempo, onde a volatilidade e a incerteza são maiores. Os traders estão expostos a riscos de mercado, liquidez e execução.
Investimento: opções de longo prazo são consideradas menos arriscadas, pois a estratégia se baseia na crença de que, ao longo do tempo, o valor dos ativos tende a se valorizar, apesar das flutuações (mudanças) de curto prazo.
Experiência e tempo
Trade: exige um conhecimento maior acerca dos mercados financeiros e habilidades de tomada de decisão rápida. Além disso, os traders precisam monitorar o mercado financeiro com certa frequência.
Investimento: por ser uma opção de longo prazo, os investidores não precisam monitorar de forma tão constante o mercado financeiro.
É importante destacar que tanto o trade quanto o investimento possuem vantagens e desvantagens, e a escolha entre eles depende dos objetivos financeiros, do perfil de risco e do tempo que você está disposto a dedicar aos mercados financeiros.
Já pensou em se tornar um trader? E entender como funciona o mercado financeiro e como ganhar dinheiro com ele?
Confira o nosso guia sobre como viver de trade e conheça as possibilidades!