Você sabe como funcionam os títulos de renda variável? Ao contrário do que muita gente pensa, investir em renda variável não precisa ser difícil.
Embora ela ofereça mais volatilidade que a renda fixa, aprender mais sobre ela pode trazer oportunidades muito atrativas e potencial de crescimento.
Comece agora a aprender mais sobre os títulos de renda variável e obtenha todas as oportunidades que eles podem oferecer!
O que é título de renda variável?
O título de renda variável têm como principal característica o fato de não ter como prever os lucros antes da aplicação. Eles podem valorizar ou perder valor durante o período aplicado, a depender das condições do mercado.
A maior vantagem é que as possibilidades de lucros são maiores que os títulos de renda fixa.
Como funciona a renda variável?
A volatilidade é uma característica presente nos títulos de renda variável, afinal, como dissemos anteriormente, não é possível prever os lucros.
Dessa maneira, o risco de investir em renda variável é maior, mas a possibilidade de lucro também.
E não é porque não dá para prever que significa que investir em renda variável é apostar na sorte. Existem análises e técnicas que minimizam os riscos e equilibram a carteira do investidor.
Assim como existem títulos mais simples e outros mais complexos, que você pode conhecer à medida que o seu apetite pelo risco aumenta.
Qual é a diferença entre um título de renda fixa e um de renda variável?
Os títulos de renda fixa possuem uma segurança maior, pois no momento da aplicação o investidor sabe exatamente de maneira aproximada quanto vai receber no final do período.
Justamente por isso são mais indicados para iniciantes e para investidores conservadores, isto é, aqueles que não lidam bem com oscilações no patrimônio.
Já os de renda variável tem um potencial de ganho muito maior, pois os investidores compram títulos que podem ter alta valorização. É o caso das ações, por exemplo, que além da valorização ainda pode contar com a distribuição de dividendos.
Quais os principais tipos de investimento em renda variável?
Fundos Imobiliários (FIIs)
Nos fundos imobiliários, popularmente conhecidos como FIIs, o dinheiro é aplicado em investimentos do ramo imobiliário, como prédios comerciais e shopping centers, que podem ser locados ou arrendados
Os ganhos são divididos entre os investidores conforme o valor investido.
Ações
As ações são os títulos de renda variável mais conhecidos no mercado.
Quando você compra ações de uma empresa, torna-se acionista e participa dos lucros e prejuízos da companhia.
Você pode ganhar vendendo o seu papel por um valor maior do que o adquirido ou por meio dos dividendos, que nada mais é do que a distribuição do lucro entre os acionistas.
ETFs
ETFs é a sigla para Exchange Traded Funds ou em português, fundos de índices. Eles replicam índices de mercado e são negociados na bolsa de valores.
Seu valor varia conforme o desempenho do índice que estão acompanhando, como, por exemplo, o Ibovespa, que é brasileiro ou índices internacionais como o norte-americano e o asiático, por exemplo.
Opções
O mercado de opções é uma possibilidade dentro dos derivativos. Dessa maneira, os investidores podem comprar e vender contratos de opções, isto é, a possibilidade de comprar ou vender um ativo em uma data futura.
Funciona como uma especulação, na qual o investidor compra o direito de negociar o produto no futuro, mas não a obrigação.
Futuros
O mercado futuro é um segmento financeiro onde contratos padronizados são negociados para compra ou venda de ativos, como commodities, moedas e índices, em uma data futura pré-determinada.
Os participantes buscam lucrar com as oscilações de preços, oferecendo uma ferramenta de hedging (estratégia de proteção) e especulação.
Câmbio
O câmbio é o investimento vinculado a moedas estrangeiras, sendo uma opção para proteger o patrimônio da economia brasileira.
Em contrapartida, é preciso entender o cenário do país relativo às moedas em questão.
Fundos de Investimento
Os fundos de investimento reúnem vários investidores e recursos para aplicar em diferentes frentes. Os mais comuns são os fundos de ações.
É uma ótima maneira de investir em renda variável, pois os fundos são administrados por gestores profissionais, responsáveis por fazer o rendimento crescer.
Uma taxa de administração é cobrada como remuneração do administrador e os lucros são divididos entre os participantes.
Quais as vantagens de investir em Renda Variável?
A maior vantagem de investir em títulos de renda variável é indiscutivelmente a maior possibilidade de retorno.
No mundo dos investimentos, quanto mais você se arrisca, mais frutos pode colher.
Além disso, na renda variável existe uma grande gama de opções de investimentos, então você não precisa ficar preso a determinados títulos e pode encontrar os que mais se adequam ao seu perfil.
Como investir em renda variável?
Para quem está começando, pode parecer que investir em renda variável é complexo, mas com dedicação, educação financeira e um entendimento gradual do mercado, é possível construir uma base sólida, minimizar riscos e colher benefícios significativos ao longo do tempo.
Para dar os primeiros passos na renda variável, é importante identificar seu perfil de investidor para entender melhor os riscos que está disposto a assumir.
Reflita também sobre seus objetivos financeiros ao investir, faça uma reserva de emergência e invista na diversificação do seu portfólio para se proteger dos riscos do mercado.
Na Tradestar nosso objetivo é crescer juntos! Por isso, formamos uma tribo de pessoas unidas rumo ao sucesso e compartilhamos informações que vão te ajudar a entender cada vez melhor os títulos de renda variável.
Disponibilizamos treinamentos, lives, mentorias e eventos a todos os associados para que você também alcance a sua liberdade financeira e aproveite o melhor do seu tempo.
Na Tradestar, buscamos crescer juntos, oferecendo conhecimento e suporte para alcançar a liberdade financeira. Faça parte da nossa Tribo!
Conclusão
Embarcar no universo da renda variável é desvendar um campo vasto de oportunidades e crescimento financeiro.
Apesar da volatilidade inerente, compreender os diversos tipos de investimentos, desde ações e fundos imobiliários até criptomoedas, permite explorar retornos significativos e a construção de um bom patrimônio
No mundo dos investimentos, a diversificação se torna a chave para mitigar riscos, além de uma estratégia fundamentada em análises e técnicas.
Comece agora seu aprendizado sobre renda variável com a Tribo Tradestar e aproveite todas as vantagens que ela pode oferecer!