O que são ações?

No mundo dos investimentos, as ações representam uma fração do capital social de uma empresa. Quando você compra uma ação, você se torna um acionista, o que significa que você possui uma pequena parte daquela companhia em questão.

Imagine que você tem uma torta e a divide em várias fatias. Cada fatia representa uma ação. Se você possui uma fatia (uma ação), você tem direito a uma parte dos lucros da companhia dona dessas ações.

Ações na bolsa de valores

As empresas emitem ações como uma forma de arrecadar dinheiro para financiar as suas operações e investimentos futuros. Portanto, quando um investidor compra ações de determinada companhia, ele está contribuindo financeiramente para o seu crescimento.

Para emitirem e venderem ações em bolsas de valores, as empresas precisam passar pelo processo de abertura de capital, conhecido como IPO (Oferta Pública Inicial).

Quando uma empresa é bem-sucedida e seus lucros aumentam, o valor das ações geralmente também aumenta. Por outro lado, se uma empresa enfrenta dificuldades financeiras, o valor das ações pode diminuir. É por isso que investir em ações envolve riscos, pois o preço delas pode mudar ao longo do tempo.

Por que as pessoas compram ações?

As pessoas compram ações por diferentes motivos. Alguns investidores compram ações na esperança de que o valor aumente com o tempo, para que eles possam vendê-las por um preço mais alto e obter lucro.

Outros investidores adquirem ações para receber parte dos rendimentos de uma empresa, que são distribuídos na forma de dividendos. Os dividendos podem ser uma maneira de obter renda adicional com investimentos.

Além disso, você sabia que as ações são ótimas opções para quem quer começar a investir? Saiba mais em nosso artigo: Quais os melhores investimentos para iniciantes?

Tipos de ações

Existem diferentes tipos de ações disponíveis no mercado. As mais comuns são as chamadas “ações ordinárias” (ON), que dão aos acionistas o direito de voto nas assembleias gerais da empresa e a uma participação nos lucros do negócio.

Além das ordinárias, também existem as “ações preferenciais” (PN). Essas ações geralmente não dão direito a voto, mas oferecem aos acionistas preferência no recebimento de dividendos. Em caso de falência ou liquidação da empresa, os acionistas que possuem ações preferenciais têm prioridade sobre os que possuem ações ordinárias no recebimento de seus investimentos de volta.

Como comprar ações?

Para adquirir ações, você precisa abrir uma conta em uma corretora, como a NeoValor, ou banco que ofereça serviços de investimento. Por meio dessa conta, você consegue pesquisar e selecionar as ações que deseja comprar. 

Investir em ações envolve riscos, por isso, antes de realizar a compra, é importante fazer uma pesquisa sobre a empresa que está oferecendo as ações e considerar fatores como seu desempenho passado, setor em que atua e perspectivas futuras.

Há diversas maneiras de analisar ações, como utilizar princípios de análise técnica e fundamentalista. Para isso, é importante contar com profissionais que possuam Certificação Nacional de Profissional de Investimento (CNPI), como os que auxiliam os investimentos dos membros da tribo TradeStars.

Você pode se interessar também em saber quais são os tipos de Trade! Confira nosso conteúdo sobre o assunto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Newsletter

Quer ficar por dentro de mais insights?
Assine nossa Newsletter

Artigos mais lidos

Clique para ver como investir com pouco dinheiro e quais investimentos são seguros para iniciantes!

Newsletter

Quer ficar por dentro de mais insights?
Assine nossa Newsletter