Quais os melhores investimentos para iniciantes: conheça 6 opções com boa rentabilidade

investidor digitando em seu notebook pesquisando quais os melhores investimentos para iniciantes

Afinal, quais os melhores investimentos para iniciantes? Para aqueles que estão dando os primeiros passos no mundo dos investimentos, a escolha pode gerar dúvida e receio. 

Se você está neste grupo, neste texto vamos explorar os melhores investimentos para iniciantes, considerando fatores como risco, liquidez e potencial de retorno. 

Para quem busca segurança, o tesouro direto e as letras de crédito são opções com baixo risco, enquanto os fundos de investimento oferecem diversificação.

Ações, por outro lado, podem proporcionar ganhos significativos. Investir em papéis de grandes empresas, sólidas e com boa governança no longo prazo tende a dar bons frutos. 

A educação financeira desempenha um papel fundamental, pois permite tomar decisões informadas. E é aí que a Tradestar pode te ajudar. Acompanhe!

Por que investir meu dinheiro?

Se você quer saber como começar a investir do zero, precisa conhecer também os benefícios de investir seu dinheiro. Confira os principais!

Proteção contra a Inflação

Investir ajuda a preservar o poder de compra do seu dinheiro ao longo do tempo, uma vez que os retornos dos investimentos tendem a superar a inflação.

Crescimento do Patrimônio

Investir permite que seu dinheiro cresça ao longo do tempo, gerando ganhos financeiros e valorização dos ativos.

Diversificação

Diversificar seus investimentos reduz os riscos, pois você não está colocando todos os ovos na mesma cesta, aumentando suas chances de obter retornos positivos.

Alcance de Metas Financeiras

Investir é essencial para atingir metas financeiras de longo prazo, como comprar uma casa, pagar a educação dos filhos ou se aposentar confortavelmente.

Geração de Renda

Certos investimentos, como ações que pagam dividendos, podem gerar uma fonte de renda adicional, contribuindo para suas despesas regulares.

Independência Financeira

Investir de forma inteligente ajuda a alcançar independência financeira, permitindo que você tenha mais controle sobre suas finanças e não dependa de terceiros.

Criação de Ativos

Os investimentos se tornam ativos valiosos ao longo do tempo, proporcionando segurança financeira e oportunidades para o aumento do patrimônio no longo prazo.

O que considerar antes de começar a investir?

investidora com camiseta cor salmão digitando em seu notebook representando quais os melhores investimentos para iniciantes

  • Defina claramente seus objetivos financeiros de curto, médio e longo prazo. 

Ter metas claras ajuda a direcionar seus investimentos. Você pode investir pensando na sua aposentadoria, como também em fazer uma viagem no ano que vem, por exemplo. Para cada objetivo existe um tipo de investimento ideal.

  • Avalie sua disposição para correr riscos

Antes de investir é preciso entender o seu perfil de investidor. Isso vai te ajudar a entender se você está disposto a suportar flutuações no valor de seus investimentos e a escolher papéis de acordo com o seu perfil de risco.

  • Invista tempo em aprender sobre diferentes classes de ativos, estratégias de investimento e os mercados financeiros.

Quando se fala em descobrir quais os melhores investimentos para iniciantes, a educação e o aprendizado são essenciais.

A Tradestar guia jornadas de sucesso. Tenha acesso a mais de 50 treinamentos e comece a aprender agora.

  • Espalhe seu capital em diferentes ativos para reduzir o risco

Diversificar é a palavra de ordem para qualquer investidor. O mercado financeiro muda o tempo todo e a diversificação te protege de grandes perdas.

  • Antes de investir, certifique-se de ter uma reserva de emergência 

A reserva de emergência deve ser o seu primeiro investimento. Ela deve ser suficiente para cobrir pelo menos 6 meses de suas despesas médias e deve ser aplicada em títulos de baixo risco e com liquidez diária.

Por que não vale a pena investir na poupança?

A poupança é uma das maneiras mais fáceis de investir – já que é oferecida pelos bancos – e tem o benefício de ser um investimento coberto pelo Fundo Garantidor de Crédito (FGC). No entanto, ainda assim não vale a pena investir na poupança.

Isso porque ela tem uma das taxas mais baixas de rentabilidade. O rendimento é definido pela Taxa Referencial (TR) somada a uma taxa de juros de 0,5% ao mês.

Apesar da facilidade em investir, hoje nós vamos ver quais os melhores investimentos para iniciantes e como existem alternativas tão seguras quanto a poupança, mas com um rendimento superior. 

Quais os melhores investimentos para iniciantes?

Saber quais os melhores investimentos para iniciantes é muito importante, para isso, é preciso conhecer as duas modalidades em investimentos.

  • Renda fixa oferece retornos previsíveis e menos riscos, como títulos de governo e, por isso, são mais indicados para quem ainda não tem muita experiência no mercado ou investidores avessos a risco.
  • Renda variável são investimentos que oferecem a possibilidade de obter um retorno maior que o da renda fixa, incluindo ações e fundos imobiliários.

Agora, sim, vamos conhecer quais são os melhores investimentos para iniciantes e como começar a investir!

Tesouro Direto 

É um investimento que está entre os mais conhecidos de renda fixa, sendo administrado diretamente pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN) do Governo Federal.

Para o governo, o objetivo é arrecadar dinheiro de investidores para o financiamento de obras públicas em troca de juros.

Seus benefícios incluem a segurança, a facilidade de investimento, a acessibilidade e a liquidez diária.

CDBs

o que são CDBs

CDBs são os Certificados de Depósito Bancário, uma opção de investimento que funciona de forma parecida ao Tesouro Direto.

Mas ao invés de serem emitidos pelo governo, são títulos emitidos pelos bancos e corretoras em troca de juros. 

Dentre as suas vantagens principais estão a cobertura pelo Fundo Garantidor de Crédito (FGC) e a rentabilidade atrativa.

LCI e LCA 

As Letras de Crédito Imobiliário (LCI) e do Agronegócio (LCA) são títulos com o objetivo de captar recursos para estes setores.

Digamos que um agricultor, por exemplo, vai ao banco para financiar determinada atividade agrícola. É para isso que serve o LCA e o mesmo vale para o setor imobiliário.

A vantagem para o investidor é que ele “empresta” este valor e se beneficia com os juros. Além de ser protegido pelo FGC, este investimento é isento de imposto de renda.

Fundos de investimento

Se você está procurando quais os melhores investimentos para iniciantes, também deve conhecer os fundos de investimento.

Eles podem ser de renda fixa ou variável e funcionam como uma boa alternativa para quem está começando, já que são administrados por um gestor profissional e oferecem diferentes níveis de risco e rentabilidade.

Ações

As ações são consideradas investimentos mais voláteis, pois não há como prever a rentabilidade do ativo antes da compra.

No entanto, se você quer saber como investir na bolsa de valores para iniciantes, saiba que é possível contar com assessorias, como a Neovalor, por exemplo, que auxilia os investidores no alcance de seus objetivos e no suporte necessário para a melhor tomada de decisão. 

Ações fracionadas são uma boa opção para quem está começando, pois é possível encontrá-las a preços a partir de R$10, por exemplo, e vender quando houver valorização.

Leia também: Como investir com pouco dinheiro?

ETFs 

O Exchange Traded Fund (ETF) ou fundo de índice também é uma opção para investidores que querem iniciar na renda variável, pois funciona de maneira simplificada. 

Esses ativos são negociados em forma de cotas no pregão da bolsa de valores, da mesma maneira que as ações, mas são gerenciados por um gestor profissional, além de ajudar na diversificação do portfólio.

Conclusão

Agora você já conhece quais os melhores investimentos para iniciantes, mas antes de investir é importante buscar um conhecimento mais aprofundado sobre o assunto.

É para isso que a Tribo Tradestar existe! Formamos uma tribo de pessoas sonhadoras, corajosas, motivadas e obstinadas pelo autodesenvolvimento.

Oferecemos mais de 50 treinamentos sobre diversos conteúdos como trade, investimentos, finanças pessoais e desenvolvimento pessoal.

Iniciar no mundo dos investimentos é o primeiro passo para buscar a liberdade financeira e começar a realizar os seus sonhos.

Conheça a nossa ferramenta especial, a Calculadora de Investimentos da Tradestars!

Quer obter conhecimento de qualidade para começar a investir? Faça parte da Tribo e seja um investidor de sucesso desde o início!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Newsletter

Quer ficar por dentro de mais insights?
Assine nossa Newsletter

Artigos mais lidos

Clique para ver como investir com pouco dinheiro e quais investimentos são seguros para iniciantes!

Newsletter

Quer ficar por dentro de mais insights?
Assine nossa Newsletter