Entenda a relação entre risco e retorno nos investimentos e saiba como melhorar resultados

A relação entre risco e retorno é um dos conceitos básicos para investidores. Ela permite aproveitar melhores oportunidades de ganhos, mas sempre levando em conta os riscos por trás de cada investimento.

Não existe investimento sem risco, mas existem formas de aproveitar oportunidades, reduzir perdas e criar uma carteira com retornos sólidos.

Nós, da Tribo Tradestars, trouxemos algumas dicas sobre o assunto. Confira!

Qual a relação entre risco e retorno?

A relação entre risco e retorno é fundamental no mundo dos investimentos, pois ela estabelece que quanto maior o risco maior pode ser o retorno. O equilíbrio nessa relação é fundamental para obter um risco aceitável e um potencial de retorno que seja proveitoso.

Na prática, essa relação estabelece que os investidores que estiverem dispostos a assumir mais riscos podem obter retornos potencialmente mais altos. 

Já os que optarem por ter mais segurança na hora de investir provavelmente terão retornos menores.

No entanto, vale destacar que não há 100% de segurança e nem de retorno garantido. Por isso, o equilíbrio é fundamental.

Qual é o conceito do risco?

O risco representa a incerteza associada a um investimento e todos eles possuem graus maiores ou menores associados.

Papéis com maior risco geralmente têm maior volatilidade e são mais suscetíveis a variações de preço.

Quando falamos de risco, também é válido dizer que existem vários fatores que podem afetá-lo. Por isso, os riscos são divididos em diferentes tipos.

Risco de mercado

Este tipo de risco diz respeito às frequentes oscilações no mercado, já que elas afetam o preço de diversos ativos, como as ações e commodities, por exemplo.

Uma ação tem maior risco de mercado que a poupança, por exemplo, mas em diferentes graus, ambos possuem risco de mercado.

Um risco de mercado pode ser, por exemplo, uma mudança nas taxas de juros, uma turbulência política no país ou mesmo um desastre natural, ou seja, muitos fatores podem ter influência.

Justamente por isso é o mais temido entre os investidores, mas a boa notícia é que com um portfólio bem diversificado e com uma boa análise entre risco e retorno, é possível driblar o risco de mercado e reduzir as chances de perda.

Risco de liquidez

A liquidez é a facilidade com que um ativo pode ser convertido em dinheiro. Logo, quanto mais alta a liquidez, mais fácil resgatar o dinheiro de um investimento.

O risco de liquidez propriamente dito é precisar do dinheiro antes do período e ter que baixar o preço do ativo para conseguir vendê-lo rapidamente.

Isso é facilmente ilustrado com imóveis e obras de arte, por exemplo. Se o investidor precisar do dinheiro rapidamente, ele pode ter que baixar o valor para conseguir vender ou mesmo não encontrar um comprador.

Risco de crédito

O risco de crédito está relacionado à capacidade de pagamento da instituição que emitiu os títulos. Se uma instituição estiver passando por crises e dificuldades financeiras, sua capacidade de pagar os investidores pode ser afetada.

Leia também: Investimentos seguros para iniciantes: descubra as opções ideais

Como avaliar risco e retorno?

O que é risco e retorno

É preciso fazer um gerenciamento de riscos, olhando tanto para a sua carteira de maneira geral, quanto para cada ativo antes de comprá-lo. Ou seja, você deve pensar na sua estratégia e também olhar de forma particular para os riscos de um ativo.

Antes de optar por um papel, por exemplo, analise a confiabilidade da instituição emissora, a liquidez e outros riscos que incidem sobre ele.

Existem ainda alguns cálculos que podem ser utilizados, como o de desvio padrão, Value at Risk (VaR), Índice de Sharpe e o próprio cálculo de retorno, cuja fórmula é:

Retorno = ((Preço final – preço inicial + dividendos) / preço inicial) – 1

Ao multiplicar o resultado por 100, é possível obter a porcentagem do retorno obtido.

Quanto maior o risco maior o retorno?

Sim, mas com uma condição: quanto maior o risco maior a possibilidade de retorno, já que não há garantia concreta de que um investimento vai ter a rentabilidade esperada.

Qual a importância de equilibrar a relação entre risco e retorno?

Equilibrar a relação entre risco e retorno é o ideal para qualquer investidor. Essa relação de equilíbrio permite que os investidores minimizem riscos e criem uma base sólida de retorno.

O equilíbrio adequado ajuda a alcançar metas financeiras e maximizar os ganhos potenciais dos investimentos.

7 Dicas para alcançar o equilíbrio entre risco e retorno

Como calcular risco e retorno

1. Diversifique sua carteira

Espalhe seus investimentos por diferentes ativos (como ações e títulos) e setores da economia para reduzir o risco. Isso ajuda a evitar a concentração excessiva em um único investimento.

2. Compreenda seu perfil de risco

Avalie sua própria disposição para lidar com riscos. Determine o quão confortável você está com perdas temporárias e escolha investimentos que correspondam ao seu perfil de risco.

3. Mantenha um horizonte de investimento a longo prazo

Se possível, planeje seus investimentos com um prazo mais longo em mente, o que te ajuda a suportar a volatilidade do mercado e aproveitar o crescimento no longo prazo.

4. Estabeleça um sistema de gerenciamento de riscos

Defina regras e limites para suas estratégias de investimento. Isso pode incluir estabelecer ordens de stop-loss e limites de perda que você está disposto a aceitar. 

5. Mantenha uma reserva de emergência

Mantenha uma quantidade adequada em um fundo de emergência, para lidar com despesas imprevistas sem precisar vender investimentos em momentos desfavoráveis.

6. Mantenha a calma em momentos de volatilidade

Evite tomar decisões impulsivas durante períodos de turbulência do mercado. Os mercados têm altos e baixos naturais, e as reações precipitadas podem levar a prejuízos.

7. Busque educação e atualização contínua

Esteja sempre aprendendo sobre investimentos e os mercados financeiros para tomar decisões informadas e bem fundamentadas.

E é aí que a Tribo Tradestar pode te ajudar! Conheça nossos treinamentos para guiar a sua jornada de sucesso nos investimentos!

Impulsione os seus investimentos com a Tribo Tradestars!

A Tradestar é uma comunidade única com conteúdos relacionados ao mundo dos investimentos.

Disponibilizamos os melhores treinamentos para quem decide fazer parte da nossa Tribo. Esses treinamentos são exclusivos para membros e para crescer junto com a gente diariamente. E o melhor é que você paga apenas uma vez!

Na nossa comunidade você vai encontrar outras pessoas que sonham em alcançar a liberdade financeira e que são obstinadas pelo autodesenvolvimento, com quem vai poder trocar ideias e experiências.

Além dos treinamentos, você terá acesso a lives, mentorias e eventos sobre diversas áreas como trade, investimentos, finanças e desenvolvimento pessoal.

Formamos uma Tribo formada por pessoas que buscam o mesmo que você: uma jornada de sucesso.

Faça parte da Tribo Tradestars e junte-se a uma comunidade de mais de 100 mil alunos que buscam a excelência nos investimentos! 

Conclusão

A compreensão da relação entre risco e retorno é essencial para investidores. Ela destaca que maiores riscos frequentemente oferecem a possibilidade de retornos mais elevados.

A diversificação e o gerenciamento adequado de riscos ajudam a equilibrar essa relação, alcançar metas financeiras e maximizar ganhos.

Ampliar seu conhecimento e manter uma educação contínua são práticas vitais para tomar decisões bem informadas. Conte com a Tribo Tradestars e inicie a sua jornada rumo ao sucesso!

Conheça a nossa ferramenta especial, a Calculadora de Investimentos da Tradestars!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Newsletter

Quer ficar por dentro de mais insights?
Assine nossa Newsletter

Artigos mais lidos

Clique para ver como investir com pouco dinheiro e quais investimentos são seguros para iniciantes!

Newsletter

Quer ficar por dentro de mais insights?
Assine nossa Newsletter