Leis do Dinheiro: quais são e como elas impactam investidores

Quando se trata de dinheiro cada um tem as suas crenças, mas existe uma forma de pensar nas suas finanças que pode servir como um bom guia.

Para isso, vamos conhecer as leis do dinheiro, que funcionam como uma maneira de levar a vida de maneira equilibrada sem gastar demais, mas também sem deixar de aproveitar a vida.

O que são as Leis do Dinheiro?

As leis do dinheiro são na verdade princípios que podem nos ajudar a fazer uma melhor gestão financeira.

Elas não são um conjunto formal de regras, nem podem ser encontradas em um sistema legal, mas quando tomadas como norte, ajudam a guiar a vida financeira em busca de suas metas e objetivos financeiros.

Quais são as 4 Leis do Dinheiro?

Se você procurar por aí, vai encontrar muito mais do que 4 leis do dinheiro, mas as que separamos foram inspiradas nas cinco leis do ouro do livro “O Homem Mais Rico da Babilônia.”

Nas páginas, George Samuel Clason volta ao passado para demonstrar que os princípios básicos de finanças são muito válidos até os dias de hoje.

Vale dizer que a civilização babilônica era considerada riquíssima e era onde se concentrava grande parte do poder da época.

Os ensinamentos não se tratam de fórmulas mágicas de enriquecimento, mas sim ensinamentos que falam sobre a essência da boa administração e as boas práticas em relação ao dinheiro. Veja quais são eles:

“I – O ouro vem de bom grado e numa quantidade crescente para todo homem que separa não menos de um décimo de seus ganhos, a fim de criar um fundo para seu futuro e o de sua família.

II – O ouro trabalha diligente e satisfatoriamente para o homem prudente que, possuindo-o, encontra para ele (para o ouro) um emprego lucrativo, multiplicando-o como os flocos de algodão no campo.

III – O ouro busca a proteção do proprietário cauteloso, que o investe de acordo com os conselhos de homens mais experimentados em seu manuseio.

IV – O ouro foge do homem que o emprega em negócios ou propósitos com que não está familiarizado ou que não contam com a aprovação daqueles que sabem poupá-lo. 

V – O ouro escapa ao homem que o força a ganhos impossíveis ou que dá ouvidos aos conselhos enganosos de trapaceiros e fraudadores ou que confia em sua própria inexperiência e desejos românticos na hora de investi-lo”.

Trazendo para uma aplicação atual, as cinco regras de ouro podem ser resumidas em 4 grandes ensinamentos hoje. Confira, abaixo!

1. Lei do Ganhar

Leis do dinheiro

Não existe dinheiro fácil. Atingir a liberdade financeira exige esforço, consistência e a mentalidade de que será preciso multiplicar a sua renda, ainda que se comece com pouco.

Mas ainda mais importante do que ganhar dinheiro, o ideal é gastar menos do que se ganha, o que nos leva à próxima lei do dinheiro.

2. Lei do Gastar

Outra lei do dinheiro é a do gastar. Gastar com sabedoria talvez seja uma das maiores dificuldades modernas.

O mais indicado é quitar as dívidas e não comprar coisas que você não possa pagar. Essa dica parece meio óbvia, mas com a facilidade do crédito é muito fácil se perder nas contas. Basta olhar, por exemplo, o nível de endividamento no país. 

Segundo o Mapa da Inadimplência no Brasil de outubro de 2023, feito pelo Serasa, o país contava com 71,95 milhões de brasileiros endividados, o equivalente a 43,94% da população. 

3. Lei do Economizar

Já na época da Babilônia, eles sabiam a importância de poupar dinheiro. O objetivo era guardar 30% da renda.

Hoje, os especialistas recomendam guardar ao menos 20% da renda, mas é possível começar aos poucos ou mesmo adequar à realidade de cada um, o mais importante é não deixar de poupar.

4. Lei do Investir

A lei do investir é sobre fazer o seu dinheiro trabalhar por você. 

Em primeiro lugar, investir evita a perda de dinheiro. Isso porque o dinheiro perde valor se não aplicado. Esse é o princípio básico da matemática financeira. Portanto, 1 real hoje é diferente 1 real daqui a doze meses.

O investimento é uma maneira inteligente de proteger o seu capital contra a inflação e de gerar renda por meio da construção de um patrimônio, tornando a independência financeira uma possibilidade real.

Leia também: Como começar a investir do zero

Como funciona a lei da atração do dinheiro?

Como vimos pelas leis universais do dinheiro, alcançar a liberdade financeira depende de coisas práticas…guardar, poupar, investir. 

Mas investir na mudança de mentalidade é uma filosofia do desenvolvimento pessoal que não deve ser deixada de lado.

Agradecer pelo que você já conquistou é um passo, mas também é preciso eliminar crenças limitantes e superar determinadas superstições que temos em relação ao dinheiro.

Uma pesquisa feita pelo Departamento de Psicologia da Universidade do Colorado (EUA) mostra o valor do pensamento positivo no dia a dia. 

Segundo os pesquisadores, reforçar positivamente a visão geral de si mesmo e o valor próprio pode melhorar a capacidade de lidar com experiências desestabilizadoras.

Leia também: Saiba o que significa a síndrome do impostor na vida de um investidor e como superá-la

Como as leis do dinheiro impactam investidores?

Leis universais do dinheiro

Em conjunto, as leis do dinheiro promovem uma abordagem equilibrada e eficaz para a gestão financeira.

A gestão financeira, junto às estratégias corretas de investimento, podem ajudar na busca do tão esperado sucesso financeiro no longo prazo.

E é seguindo os ensinamentos dos babilônios, de que o investimento deve ser feito de acordo com os conselhos de homens mais experientes, que é preciso destacar a importância do conhecimento e da constância nos estudos.

O conhecimento ajuda os investidores a tomar decisões informadas, entender as condições do mercado e desenvolver uma abordagem mais sólida, aumentando as chances de sucesso e minimizando perdas. 

Sabendo disso, a Tribo Tradestar criou uma comunidade que visa compartilhar conhecimento para a busca da liberdade financeira e a busca do autoconhecimento.

Conheça a Tribo e prepare-se para dominar as leis invisíveis do dinheiro com os treinamentos especializados da TradeStars!

Conclusão

As leis do dinheiro oferecem princípios valiosos, destacando a importância do esforço, do controle financeiro e das estratégias de investimento.

A lei do ganhar, do gastar, do economizar e do investir são a base para buscar o equilíbrio financeiro e alcançar os objetivos almejados.

Os babilônios já sabiam disso há milênios. E você vai esperar quanto tempo para aplicar esses conceitos na sua vida? Comece agora!

Aproveite e leia outros conteúdos do blog da Tradestar: 

O que é bolsa de valores e como funciona?

O que são fundos imobiliários?

O que é trade?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Clique para ver como investir com pouco dinheiro e quais investimentos são seguros para iniciantes!

Newsletter

Quer ficar por dentro de mais insights?
Assine nossa Newsletter