Você já ouviu falar no método SMART para metas? Essa é uma maneira inteligente de definir metas com maior foco e probabilidade de cumpri-las.
Muita gente define várias metas ao longo do ano e acaba desistindo no meio do caminho. Se isso já aconteceu com você, é porque provavelmente as suas metas não estavam tão bem planejadas.
O objetivo do método SMART é justamente ajudar nesse planejamento. Continue a leitura e saiba mais!
O que é o método SMART?
O método SMART é uma abordagem utilizada para definir metas de forma mais eficaz e alcançável.
Todos nós sabemos da importância das metas e estamos cansados de ouvir falar sobre elas. Mas a questão aqui não é apenas criar metas por criar, mas sim organizar o método de criação para que elas sejam melhores.
Ao adotá-lo, indivíduos e organizações têm maior probabilidade de alcançar seus objetivos de maneira eficiente e eficaz.
A intenção é promover um processo mais organizado e direcionado para o sucesso.
O que são as metas SMART?
O termo SMART é, na verdade, um acrônimo que representa as cinco características de uma meta: específica (S), mensurável (M), atingível (A), relevante (R) e temporal (T).
A tática ajuda a evitar metas vagas ou inatingíveis, melhora a compreensão das expectativas e facilita o acompanhamento do progresso.
O conceito é tão bom que Peter Drucker, o pai da administração moderna, foi um grande responsável pela sua disseminação.
Mas o criador do conceito foi George T. Doran, quando publicou o artigo de nome “There’s a S.M.A.R.T. way to write management’s goals and objectives.”
O título grande nada mais é do que um jeito inteligente de escrever metas e objetivos, fazendo um acrônimo com SMART.
Qual o objetivo de usar as metas SMART?
O objetivo é oferecer mais foco no processo de criação de metas, promovendo uma abordagem mais estruturada e realista.
Em uma empresa, por exemplo, a criação correta das metas pode motivar funcionários a melhorarem o seu desempenho no dia a dia.
Uma pesquisa feita pelo portal educacional Management Study Guide indicou que 90% das empresas bem-sucedidas usam metas para impulsionar o desempenho e a produtividade dos seus negócios.
Mas não são apenas para as empresas que as metas funcionam. Elas também são ótimas para investidores e podem auxiliar no pagamento de dívidas, no planejamento da aposentadoria, na criação de patrimônio, dentre outros objetivos.
Quais são as vantagens de usar metas SMART?
- Fornecem mais clareza: o método SMART para metas fornece uma compreensão clara do que precisa ser realizado e direciona os esforços da equipe ou investidor;
- Permitem avaliar o progresso e ver quão longe você chegou e quão perto você está dos seus objetivos;
- Dificulta a criação de metas inatingíveis, reduzindo assim a taxa de desistência do processo;
- Torna a comunicação mais efetiva, principalmente em empresas que as metas dependem da integração entre as equipes para funcionar;
- Geram senso de propósito e incentivam a ação de maneira saudável;
- Alinham expectativas do indivíduo com seus sonhos e tarefas necessárias para chegar lá.
Leia também: Saiba o que significa a síndrome do impostor na vida de um investidor e como superá-la
Como colocar em prática o método SMART para metas?
Para colocar em prática o método SMART para metas, acompanhe letra por letra!
S – Defina sua meta de forma Específica (Specific)
O “S” no método SMART refere-se à característica de especificidade. Ou seja, refere-se a importância de eliminar múltiplas interpretações na criação de uma meta.
Veja a diferença e escolha a melhor opção:
- “Exercitar-se mais.”
- “Realizar pelo menos 30 minutos de exercícios aeróbicos, como corrida ou ciclismo, cinco vezes por semana durante os próximos três meses, com o objetivo de melhorar a resistência cardiovascular.”
Concorda que a segunda é muito mais específica e vai direto ao ponto, não deixando margem para dúvidas? O “S” é sobre isso!
M – Torne sua meta Mensurável (Measurable)
Quando uma meta é mensurável, significa que é possível quantificar ou medir o progresso em direção a essa meta.
Para que isso aconteça, é importante incluir elementos quantificáveis, como os números dos resultados esperados. Dessa maneira, é possível saber se a meta foi ou não alcançada.
Digamos que uma pessoa que não fazia nada de exercício fez a meta de número 1 do exemplo anterior.
Então, se ela fizer exercício físico uma vez na semana, ela já vai estar cumprindo a meta, mas, na verdade, um dia de exercício não deixa uma pessoa mais saudável a ponto de melhorar a resistência cardiovascular.
Por isso, a meta de número de dois é mais mensurável.
A – Certifique-se de que a meta seja Atingível (Achievable)
Uma meta atingível é uma meta alcançável dentro dos recursos que você tem disponíveis. Não adianta, por exemplo, estabelecer uma meta que você não tem como cumprir, pois isso só vai gerar frustrações.
Elas não podem ser tão ambiciosas a ponto de serem inalcançáveis, mas também não tão simples a ponto de não representarem um desafio significativo.
Virar um trader em um mês sem nunca ter tido contato com o assunto, por exemplo, não é um desafio significativo, mas sim inalcançável.
R – Garanta que a meta seja Relevante (Relevant)
Uma meta relevante é aquela que tem impacto real sobre o negócio, sobre os investimentos, ou sobre a área em questão.
Em uma empresa, por exemplo, uma meta relevante é aquela que tem impacto nos indicadores.
Já nos investimentos, digamos que você seja um investidor conservador e não aceita ter grandes perdas. Então não adianta criar uma meta cujo objetivo é investir mais em ações, por exemplo.
T – Estabeleça um prazo (Temporal – Time-bound)
Uma meta temporal possui um prazo bem definido, ajudando a evitar a procrastinação.
Isso é importante para que a nossa mente entenda que existem limites temporais para alcançá-la. Caso contrário, você pode acabar deixando-a para depois e nunca realizá-la.
Como ter mais resultados com a metodologia?
Se você quer ter mais resultados com a metodologia, precisa combinar a teoria à prática. Por exemplo, se você quer começar o ano que vem com mais saúde, comece a academia ainda neste ano.
Se você quer usar o método SMART, não deixe para criar suas metas em outro momento e correr o risco de esquecer ou procrastinar.
Se o seu objetivo é começar a investir no ano que vem, comece a estudar sobre os investimentos agora. Entende a diferença?
E se o seu objetivo é se autodesenvolver, a gente tem uma boa dica: conheça a Tribo Tradestar.
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