Você tem uma tarefa para cumprir até o fim da semana e teve diversas oportunidades para fazê-la, mas deixou para entregar aos 45 minutos do segundo tempo. Se identificou?
Isso nada mais é do que um hábito chamado de procrastinação. Mas, afinal, como acabar com a procrastinação? É possível?
Isso é que nós vamos descobrir neste conteúdo. Confira!
O que é a procrastinação?
A procrastinação é o ato de adiar uma tarefa ou atividade importante que precisa ser feita. Você sabe que a tarefa precisa ser concluída, mas por diversos motivos não consegue cumpri-la no tempo que gostaria e deixa tudo para última hora.
Naturalmente, o hábito tem impactos negativos nas metas individuais, pois adiar tarefas pode levar à pressão, ao estresse e à entrega de um trabalho de menor qualidade, gerando um ciclo vicioso.
Quais as principais causas da procrastinação?
Dentre as principais causas da procrastinação estão a falta de motivação, a dificuldade em começar uma tarefa, o medo de fracasso, a baixa autoestima e até problemas psicológicos, como a depressão e a ansiedade.
Cada pessoa tem diferentes motivações para procrastinar e entendê-las é parte do processo para acabar com a procrastinação.
Como acabar com a procrastinação: passo a passo
Quer conhecer as melhores técnicas de como acabar com a procrastinação? Então confira o conteúdo que preparamos!
1. Reconheça que você está procrastinando
A consciência é o primeiro passo para mudar qualquer comportamento. Reconheça quando estiver procrastinando e tente identificar a raiz do problema.
Algumas pessoas colocam o perfeccionismo como prioridade e acabam deixando a tarefa para depois por medo de errar, ou seja, ficam paralisados.
Ou ainda, pode acontecer exatamente o contrário: excesso de confiança e a certeza de terminar a tarefa em pouco tempo, mesmo em cima da hora.
Apesar das diferentes causas, o resultado final geralmente é de frustração e a sensação de que poderia ter feito melhor.
2. Defina metas claras e específicas para o que deseja realizar.
Metas claras e específicas fornecem direção e propósito. Elas ajudam a tornar as tarefas mais alcançáveis e menos assustadoras.
3. Classifique suas tarefas com base na importância e urgência
Classificar as tarefas com base na importância e urgência ajuda a priorizar e tornar mais claro o que deve ser feito primeiro.
Quando você cria uma lista com base de importância você entende que nem tudo pode ficar para depois, ou ainda, que nem tudo é prioridade.
A matriz de Eisenhower é uma ferramenta de organização que pode ser útil para te ajudar a classificar as tarefas do seu dia, semana e até do mês. Reserve um tempo do seu dia para estudar sobre o assunto se quiser saber mais sobre ela.
4. Divida as tarefas maiores em etapas menores e mais gerenciáveis
Uma das dicas para acabar com a procrastinação é transformar tarefas grandes e assustadoras em etapas menores e mais gerenciáveis.
Quando você divide uma tarefa grande e difícil em pedaços pequenos, o trabalho se torna mais acessível e menos intimidante.
Por exemplo, digamos que você precisa entregar um relatório. Essa é a tarefa. Mas você pode dividi-la em partes, como: fazer a pesquisa inicial, estruturar o conteúdo, revisar, etc.
5. Defina prazos realistas para cada uma das suas tarefas
Defina prazos realistas para cada tarefa. É comum sermos enganados pela nossa mente quando o assunto é tempo.
Às vezes, a gente acha que uma tarefa leva menos tempo do que realmente leva e aí nos perdemos na organização do tempo.
Por isso, estabeleça metas realistas. Nada de tarefas impossíveis como ler 1 livro de 300 páginas em 1 dia, por exemplo.
Leia também: Saiba o que significa a síndrome do impostor na vida de um investidor e como superá-la
6. Identifique as distrações que o impedem de se concentrar em suas tarefas
Reconheça e minimize as distrações ao seu redor.
Por exemplo, se você sabe que o barulho ao redor te atrapalha, encontre um bom fone de ouvido. Se você procrastina nas redes sociais desligue as notificações de dispositivos e assim por diante.
Não abra brechas para a procrastinação.
7. Crie um ambiente organizado e livre de desordem pode ajudar a manter o foco
Um ambiente organizado pode ajudar a reduzir o estresse e melhorar o foco. Mantenha sua área de trabalho arrumada e livre de desordem.
Assim, você cria um espaço limpo e organizado que pode ter um impacto positivo no seu humor e bem-estar.
8. Aprenda a gerenciar seu tempo de forma eficaz
Utilize técnicas e ferramentas de gestão de tempo, como a Técnica Pomodoro, para ajudar na concentração e produtividade.
Existem várias outras técnicas e métodos, você pode ir testando até encontrar o que melhor funciona para você.
9. Desenvolva a autodisciplina para manter o foco em suas tarefas
Trabalhe na construção de hábitos que promovam a autodisciplina. Isso pode envolver práticas como criar uma rotina diária e manter o comprometimento com seus objetivos.
Com autodisciplina, você mantém a capacidade de agir, independente de como você se sente emocionalmente.
10. Recompense-se sempre que concluir uma tarefa importante
Reforce comportamentos produtivos com recompensas. Isso pode ajudar a criar associações positivas com o cumprimento de tarefas.
Se você concluiu aquela tarefa importante do dia, que tal tirar um tempo para tomar um cafezinho ou escutar uma música que gosta, por exemplo? Ou se a sua rotina é mais flexível, você pode até ler o capítulo de um livro ou assistir um episódio de série.
Só tome cuidado para não esquecer de voltar ao trabalho e procrastinar o restante das tarefas, hein?
E se você quer realmente se livrar da procrastinação, nada melhor do que conhecer pessoas motivadas. Pessoas que têm o mesmo objetivo que você e com as quais você pode trocar ideias e crescer junto.
Na Tradestar formamos uma tribo de pessoas sonhadoras, corajosas e motivadas pelo autodesenvolvimento.
Além das melhores dicas e treinamentos, na Tribo você também vai contar com um time de experts, além de mentorias exclusivas e personalizadas para te ajudar a alcançar seus objetivos.
Não permita que a procrastinação adie seus sonhos e metas. Junte-se à Tribo TradeStars agora e embarque em uma jornada de produtividade e sucesso
Conclusão
Acabar com a procrastinação é um desafio alcançado com a adoção de passos práticos e estratégias. Sim, é possível vencê-la!
Reconhecer a procrastinação é o primeiro passo, mas você também pode adotar uma série de cuidados e dicas que podem facilitar o dia a dia.
Definir metas claras e estabelecer prazos realistas livrando-se das distrações são ótimos exercícios para acabar com a procrastinação.
Ao compreender e aplicar esses princípios, é possível romper o ciclo da procrastinação, aumentar a produtividade e alcançar metas de maneira mais eficiente e satisfatória.
Transformar hábitos e manter o foco exige esforço contínuo, mas os resultados recompensadores valem a pena o comprometimento.
Leia também: Como quebrar crenças limitantes: 5 passos para substituí-las por crenças construtivas