Você sabe o que são fundos de ações? Neste conteúdo vamos te contar tudo sobre o assunto!
Vamos começar por fundos de investimento, que são uma opção de aplicação na qual diversos investidores unem recursos e os aplicam em conjunto no mercado financeiro, dividindo os ganhos entre os participantes.
Os fundos podem ser compostos de diversos ativos, mas no caso do fundo de ações, a maior parte do capital deve ser composta por ativos relacionados ao mercado acionista.
O que são fundos de ações?
Fundos de ações são condomínios de investidores geridos por um administrador profissional e voltados para o mercado acionário. Para serem classificados assim, precisam alocar 67% do seu patrimônio no mercado de ações, como em ações livres, BDRs, certificados de depósitos de ações, recibo de subscrição, dentre outros.
Qual a diferença entre ações e fundos de ações?
Um investidor pode alocar recursos tanto em ações livres quanto em fundo de ações e um não exclui o outro.
Mas enquanto a ação livre pode ser adquirida diretamente na plataforma da corretora, no fundo de ações você adquire uma cota de participação para participar dos lucros daquele grupo.
A maior preocupação de quem vai escolher um fundo é no momento de entrar e sair dele, mas a decisão de comprar ou vender um papel cabe apenas ao gestor.
Justamente por isso os fundos são uma boa opção para quem não pode acompanhar o mercado constantemente ou ainda não tem conhecimento para investir sozinho em ações livres.
Leia também: Quais os melhores investimentos para iniciantes?
Como funcionam os fundos de ações?
Para entender melhor o que são fundos de ações, também é preciso compreender como eles funcionam.
Essa ferramenta financeira é uma opção de renda variável, portanto, é indicada para quem possui maior apetite ao risco.
O patrimônio do fundo é formado com a captação de recursos dos investidores e a soma deste valor é usada pelo gestor na aplicação de lotes de ações. Cabe a esse profissional buscar os melhores rendimentos para o fundo e mantê-lo rentável.
Os fundos cobram uma taxa de administração, que é a remuneração do gestor, e uma taxa de performance (não é regra para todos os fundos de ações), mas pode ser cobrada se as aplicações estiverem indo bem.
Existe também a cobrança dos de imposto de renda sobre o rendimento bruto, com uma alíquota de 15%. Já o Imposto de Operações Financeiras (IOF) não é cobrado em aplicações com resgate após 30 dias.
Leia também: O que são fundos de índice (ETFs)?
Quais são os tipos de Fundos de Ações?
Para entender ainda melhor o que são fundos de ações, confira também os diferentes tipos que podem ser encontrados no mercado:
- Índice ativo: neste fundos o objetivo é superar um índice de referência, como o Ibovespa, por exemplo;
- Livre: aqui não há compromisso com uma estratégia específica e o gestor tem liberdade para atuar da maneira que achar mais vantajoso;
- Setoriais: as ações do fundo são voltadas para um setor específico ou conjunto de setores;
- Small caps: voltadas para ações de empresas com baixa capitalização de mercado;
- Sustentabilidade/governança: fundos com ações de empresas com bons de níveis de sustentabilidade e governança;
- Dividendos: buscam investir em papéis com bom histórico de distribuição de dividendos;
- Valor/crescimento: voltada para ações negociadas abaixo do valor justo estimado (estratégia de valor) e papéis com perspectiva de crescimento.
Quando vale a pena investir em fundos de ações?
Investir em fundo de ações pode valer a pena para quem quer diversificar seu portfólio ou para investidores básicos e intermediários que ainda não tem total segurança com ações livres, mas querem aplicar em renda variável.
No entanto, apesar da praticidade trazida cabe uma análise, pois os fundos podem ter maiores custos devido às taxas de administração e performance.
Aproveite para conferir o vídeo do fundador da Tradestar sobre o assunto:
Uma pessoa com experiência e capital pode preferir tomar as próprias decisões e investir diretamente na Bolsa de Valores, mas a resposta se vale a pena ou não de fato depende de fatores como:
- a carteira de cada investidor;
- apetite ao risco;
- disponibilidade de tempo para acompanhar o mercado, dentre outros fatores.
Quais são os melhores fundos de ações?
Segundo dados da plataforma Morningstar, no primeiro semestre de 2023, os três fundos mais rentáveis foram:
- Vitreo Microcap Alert FIA
- Organon FIC FIA
- Alaska Black II BDR Nível I FIC FIA
Mas apesar de o histórico ser relevante, não há garantia de que fundos com boa rentabilidade anterior vão continuar estáveis.
Como escolher os melhores Fundos de Ações?
Agora que você já sabe o que são fundos de ações, veja também algumas dicas de como escolher um dentre as inúmeras opções disponíveis:
- considere o potencial de risco e retorno: o rating é uma boa referência de avaliações externas para entender mais sobre a rentabilidade e os ricos;
- analise o histórico do fundo tanto na questão de rentabilidade, mas especialmente como se comportou em épocas de baixa da Bolsa de Valores. Faça também comparações com os índices de referência;
- verifique a volatilidade do fundo: quanto mais volátil maior o risco e a oscilação dos ativos, mas maiores os lucros. Neste caso, opte por uma volatilidade alinhada ao seu perfil de investidor;
- faça os cálculos: análise a aplicação mínima, as taxas cobradas, o imposto de renda e veja se os custos compensam os lucros.
Leia também: O que são fundos imobiliários?
Como investir em Fundos de Ações?
Para saber como investir em um fundos de ações, confira nossas dicas:
- o primeiro passo é abrir conta em uma corretora;
- em seguida, acesse a plataforma para conferir os fundos disponíveis e faça suas análises. Lembre-se de seguir as indicações acima e de ler a política do fundo;
- depois, basta comprar as cotas do fundo desejado e aguardar o prazo de liquidação para que o valor fique disponível para resgate.
Venha expandir seu conhecimento e habilidades no mundo financeiro com a Tradestars
Conseguiu entender o que são fundos de investimento em ações? Neste conteúdo é possível entender o básico sobre eles e começar a ter uma perspectiva se esse investimento é ou não adequado ao seu perfil.
Mas para entender de maneira ainda mais aprofundada, que tal aprender com verdadeiros experts na área de investimentos?
Aqui na Tribo Tradestar é assim! Formamos uma comunidade que busca o autodesenvolvimento e, por isso, oferecemos o melhor conteúdo para quem quer crescer com a gente
Na Tribo você terá acesso a treinamentos, lives, mentorias e eventos com métodos únicos e todo o suporte necessário para o seu desenvolvimento.
Não espere mais para aprimorar suas habilidades de investimento. Os treinamentos da Tradestars são a chave para dominar os mercados financeiros. Faça parte da Tribo agora mesmo!